UNIVERSO FOOD DEBATE GESTÃO E INOVAÇÃO NO SETOR GASTRONÔMICO E UNE SEBRAE, DISTRIBUIÇÃO E INDÚSTRIA

O evento nasceu com o propósito de unir os vários segmentos do setor e apresentar as novidades e inovações visando a melhora na gestão e produção

Um dos maiores desafios na gestão de restaurantes, bares e demais empreendimentos na área de gastronomia é a rotina de negócios do empresário, que será amplamente discutida durante a primeira edição do UNIVERSO FOOD SERVICE, no próximo dia 16 de março, no espaço de eventos Via Appia, em Valinhos. Definida pela maioria como desgastante e complicada, o dia de um dono de estabelecimento gastronômico começa com as compras, passa pelas etapas de preparo dos alimentos, recepção e atendimento ao público para, por fim, fechar o caixa do dia. E como o ciclo de trabalho é contínuo, sobra-se pouco tempo para o planejamento e concentração na estratégia dos negócios.

Segundo levantamento realizado no ano passado, pela Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, um a cada seis empresários do setor pensa em fechar o negócio ou repassar o ponto.

Isso quer dizer que, dos mais de 886 mil estabelecimentos, quase 150 mil correm o risco de fechar as portas. Parte é pelo aumento de custos e dificuldades financeiras e parte pela gestão, como reforça o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - numa cartilha recém-criada com dicas de gerenciamento de negócios do setor.

O Sebrae, a distribuidora Mariusso e a indústria e serviços, cientes da necessidade de prover conhecimento e gestão aos empresários do setor, se uniram no UNIVERSO FOOD SERVICE. Em sua primeira edição, o evento promove o acesso para todas as empresas de food service de Campinas e região, criando um ambiente de negócios, tendências e inovação tecnológica. São novas tecnologias e métodos para produção, insumos, equipamentos e softwares que ajudam os operadores a destacarem suas empresas no mercado.

A expectativa de público é de 2 mil pessoas, entre visitantes da área de exposição de produtos e palestras. “Contamos com importantes comitivas de empresários de cidades da região de Campinas, que certamente levarão para a sua rotina mais profissionalismo e formas de encantar os clientes”, explica Ângelo Mariusso, idealizador do evento. A I UNIVERSO FOOD SERVICE reunirá mais de 40 marcas que apresentarão suas novidades e lançamentos em produtos e serviços especializados.

“Nossa missão é unir a distribuição, a indústria nacional e a internacional, além de entidades como o Sebrae, para tratar de assuntos de interesse do setor, visando o desenvolvimento estratégico dos empreendimentos gastronômicos”, finaliza Mariusso.

Palestras com especialistas de mercado e Sebrae

O I UNIVERSO FOOD SERVICE terá uma intensa agenda de palestras. Das 10h às 19h, dez profissionais em gestão de negócios e gastronomia estarão em auditório, a começar no primeiro horário com o tema “Eventos de relacionamento: como se comportar?”, com Kléber Ramalho, consultor de marketing e vendas, que trará a sua experiência em mais de 7.400 horas de líder coach. Logo na sequência, às 10h30, Emerson Rabelo, economista, especialista na elaboração de projetos de viabilidade econômica, palestrante e consultor financeiro do Sebrae-SP, fala sobre o tema “Gestão financeira: indicadores de resultados para alimentação fora do lar”. Já Carolina Câmara, falará às 11h30, sobre o tema “Mudanças de cardápios: desafios e oportunidades”. Carolina é empresária e administradora de empresas, com especialização em gestão de resultados para empresas de alimentação. Atua há 17 anos no segmento como consultora organizacional. Fechando o período da manhã, Margareth Campello, especialista graduada pela Puc-Campinas em Ciências Contábeis e Ciências Administrativa, que fala sobre o tema “Holding familiar serve para mim?”.

No período da tarde, às 13h30, Lino Bianchini apresenta o tema: “Atendimento: como funciona o setor de alimentação?”. Bianchini é empresário e economista, com especialização em gestão de micro e pequenas empresas de alimentação. Na sequência, às 14h30, Leonardo Paiva, consultor do Sebrae-SP e de gestão de empreendimentos de alimentação fora do lar fala sobre “Tendências food service: Nova York & São Paulo”. Outro tema que será apresentado, em seguida, às 16h, é “Sucessão em empresa familiar”, com Antônio de Pádua Santos Teixeira. Já às 17h30 Tamares Gomes Ferreira, consultora de alimentação fora do lar do Sebrae-SP e especialista em gestão empresarial pela FGV- Fundação Getúlio Vargas, apresenta o tema “Produção, elaboração de fichas técnicas e engenharia de cardápios” e, às 19h, fechando as palestras do evento, Sérgio Molinari, fundador daFood Consulting, fala sobre “Comportamento do mercado em tempos de crise”.

A programação completa das palestras pode ser acessada no site www.universofood.com.br

Indústrias e fornecedores de serviços participantes

O evento conta com a exposição das marcas Unilever, Coca-Cola, Cargill, Mc Cain, Seara, Frooty, Mr. Bey, Grupo PQ Alimentos, Alimentos Coamo, Nutrimental, Selmi, União, Ting, AB | Brasil, Ferrero Rocher, Grupo Shinoda, Tio João, Junior Alimentos, Liotécnica, Vigor, Itambé, CMPC Melhoramentos, Insect Clean, Encello e os parceiros Broto Legal, Cafetoria 4, WDE, WOW!, Alimentos Wilson, Bonduelle, ME Contabilidade, Alfama, Zafran, Engfood, MMídia, Sococo, Yashar e T2.


PÓS EVENTO

Primeira edição do universo food service atrai mais de duas mil pessoas em apenas um dia de evento

A gestão gastronômica foi o foco central das movimentadas palestras e da feira de negócios com 40 expositores

Realizado no dia 16 de março, no espaço de eventos Via Appia, em Valinhos, o I UNIVERSO FOOD SERVICE foi um sucesso, confirmando um público de 2.180 pessoas. O Sebrae, a distribuidora Mariusso, a indústria e empresas de serviços, promoveram durante todo o dia conhecimento sobre gestão aos empresários do setor e empresas de food service de Campinas e região, criando um ambiente de negócios, apontando tendências e inovação tecnológica. Na área de exposição, novas tecnologias e métodos para produção, insumos, equipamentos e softwares proporcionaram uma atualização sobre o setor. “Nossa missão foi unir a distribuição, a indústria nacional e a internacional, além de entidades como o Sebrae, para tratar de assuntos de interesse do segmento. Fomentamos o desenvolvimento estratégico dos empreendimentos gastronômicos e ficamos surpresos positivamente com esta primeira edição”, analisa Angelo Mariusso, organizador do evento.

O I UNIVERSO FOOD SERVICE contou uma intensa agenda de palestras. Das 10h às 19h, dez profissionais em gestão de negócios e gastronomia estiveram em auditório. O tema “Eventos de relacionamento: como se comportar?”, com Kléber Ramalho, consultor de marketing e vendas, abriu a manhã. Depois foi a vez de Emerson Rabelo, economista, especialista na elaboração de projetos de viabilidade econômica, palestrante e consultor financeiro do Sebrae-SP, que falou sobre “Gestão financeira: indicadores de resultados para alimentação fora do lar”.

Já Carolina Câmara participou com o tema “Mudanças de cardápios: desafios e oportunidades”. Carolina é empresária e administradora de empresas, com especialização em gestão de resultados para empresas de alimentação. Fechando o período da manhã, Margareth Campello, especialista graduada pela Puc-Campinas em Ciências Contábeis e Ciências Administrativa, falou sobre o tema “Holding familiar serve para mim?”. No período da tarde, Lino Bianchini apresentou o tema “Atendimento: como funciona o setor de alimentação?”. Bianchini é empresário e economista, com especialização em gestão de micro e pequenas empresas de alimentação. Na sequência, Leonardo Paiva, consultor do Sebrae-SP e de gestão de empreendimentos de alimentação fora do lar falou sobre “Tendências food service: Nova York & São Paulo”.

Em seguida, foi o tema “Sucessão em empresa familiar”, com o consultor Antônio de Pádua Santos Teixeira. Tamares Gomes Ferreira, consultora de alimentação fora do lar do Sebrae-SP e especialista em gestão empresarial pela FGV- Fundação Getúlio Vargas, apresentou o tema “Produção, elaboração de fichas técnicas e engenharia de cardápios” e, fechando as palestras do evento, Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting, falou sobre “Comportamento do mercado em tempos de crise”.


O evento Universo Food Service 2017 teve como principal objetivo conectar todos os players do segmento para promover a troca de Experiência Prática, Conhecimento Técnico e a Geração de Negócios, com todos os empresários do setor de alimentação do interior de São Paulo.

Se você gerencia ou possui Restaurante, Supermercado, Cozinha Industrial, Distribuição, Padaria, Lanchonete, Buffet, Pastelaria, Mercearia, Franquia de alimentação, Mercado, Cafeteria, Churrascaria, Pizzaria, Sorveteria, Confeitarias, Laticínio, Envasadores de bebidas entre outros, sua visita neste ano é obrigatória!


Sobre a Mariusso distribuidora

Com 25 anos de mercado, a empresa atua no segmento de distribuição food service, líder na região de Campinas, composta por 7 milhões de habitantes, e que formam o 3º maior mercado consumidor food service do Brasil. A Mariusso é parceira de negócios de mais de 4.000 clientes.

Sobre o Sebrae

O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.


Fotos do Evento 2017

« 1 de 3 »